O propósito da vinda de Jesus Cristo ao mundo é restabelecer a comunhão entre Deus e o ser humano, pois “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rom 3.23). A comunhão foi restabelecida por Cristo desfazendo a inimizade através de seu sacrifício na cruz (Ef 2.14-16).
O Deus Criador, agora está no meio de sua criação. Os anjos também apareceram para anunciar esse evento maravilhoso. O céu veio à terra literalmente para trazer de volta a comunhão de Deus com o homem.
Os pastores de rebanho de Belém representam a classe pobre da sociedade judaica. Além disso, eles também eram excluídos do culto no templo, por questões cerimoniais, devido eventualmente terem contato com animais mortos ou com sangue, o que os tornariam impuros segundo a lei (Lev 5.2).
Esses pastores tiveram a alegria de visitá-lo. Embora provavelmente os pastores e os reis não tenham se encontrado no mesmo momento, Jesus foi o elo entre eles, pois todos estavam em busca de um Rei.
Também foi visitado pelos reis magos que seguiam a estrela e estes representaram a classe mais rica do mundo (Mat 2.1). que também dedicaram parte de seus bens ao Rei dos reis (Mat 2.11). Isso mostra que no Reino de Deus todos são iguais e somente Cristo é superior.
Sabemos que o dia 25 de dezembro não é a data do nascimento de Jesus, no entanto é uma data referencial para que todo cristão lembrem que Cristo, nasceu, cresceu, morreu, mais não ficou morto, Ele ressuscitou e vivo está. O Natal é um momento especial para reunir os familiares na presença de Deus. A forma correta de celebrar que Jesus nasceu é buscando comunhão com Deus e com o próximo. Sem comunhão não adianta preparar festas. Para ter comunhão é preciso ver o próximo como um e não como diferente.
0 Comentários