Curtir música que não são evangélicas é pecado?

A reflexão de hoje é sobre um assunto meio "polêmico". Afinal são diversas opniões sobre esse assunto e aqui vou expor meu ponto de vista.

Essa pergunta eu escutei de um rapaz novo convertido de vinte e dois anos que dizia: Alguns irmãos chegaram até mim dizendo que não devemos ouvir nenhuma música que não seja gospel. Dizem que ouvir música do mundo é pecado e nos traz maldições.

Vale dizer que essa é uma dúvida muito freqüente, entre os jovens crentes, principalmente os que estão chegando a uma igreja. 

Sobre música propriamente dita, a bíblia não faz restrição nenhuma, nem mesmo a algum estilo musical (romântica, rock, sertanejo, clássica, funk, forró, samba, rap...). A música sempre foi a maneira de expressar um momento, contar uma história, vivenciar um momento que trouxe alegria, melancolia ou tristeza. A música é uma maneira de expressar esses e outros sentimentos do corpo e da alma. 

O que a bíblia faz é a distinção entre o santo e o profano, e nesse quesito de maneira bem simples e prática podemos definir em uma frase. "Música, declaração, ações e feitos que não vão contrárias a verdade da palavra de Deus são permitidas sem problema."

O que torna uma música boa ou não é a mensagem que ela transmite nas letras com expressões claras ou até as subliminares.

Com esse pensamento incluímos não somente a música, mas também a dança, a separação (santificação/consagração) de alguma coisa para Deus ou não. Se uma música tem uma letra digna, mas o ritmo te leva em direção ao pecado da lascívia, sexualidade... evite-a. Precisamos aprender sermos cristãos críticos e coerentes em nossas posições.

Quando nos colocamos a favor de alguma coisa, quando ajudamos a reproduzir nas redes sociais aquilo que é errado. Isso é fazer apologia, defender alguma coisa.

A gente entende o mundo mas faz questão de não entender Deus.

Muitas vezes sem perceber fazemos apologia a coisas e assuntos que vão contra o reino de Deus, mas não percebemos isso.  Aceitamos que é crime fazer apologia ao tráfico, ao uso de arma e tantas coisas. Mas não aceitamos que é crime fazer apologia ao que denigre a família através de uma musica ou imagem.

Evitar ouvir uma música que não agrada a Deus, é um bem que você faz a si mesmo e ao seu relacionamento Ele. Precisamos aprender a fazer uma seleção daquilo que ouvimos, separando o que não agrada a Deus e ficando com aquilo que não O desagrada. Isso serve também para todo tipo de arte (livros, filmes, peças, televisão e também músicas gospel).

Vamos lembrar que existem músicas "do mundo" que são muito lindas, que falam da natureza, do amor, de coisas boas e dignas… Qual o problema em ouvi-las? Não há pecado em trazê-las para dentro de nossos ouvidos.

Paulo ensina que esse tipo de separação entre coisas puras e impuras nem sempre é correta quando é feita fora do que a Palavra de Deus ensina: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas” (Tito 1:15).

E pra finalizar vamos lembrar as palavras de Paulo, em 1ª Coríntios 10.23 diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 

Ademir Rodrigues
pastor

Postar um comentário

0 Comentários