Como manter-se atualizado no mercado de trabalho

Muitas ONGs e Fundações sérias fornecem cursos de atualização para o mercado de trabalho, totalmente grátis. Abaixo deixamos um desses site que vai te ajudar nessa atualização.


Ser um profissional competitivo e atualizado não é apenas um diferencial: é questão de necessidade para manter-se no mercado. Com o mundo dos negócios cada vez mais disputado, não é possível se acomodar na posição e cargo que já foi alcançado. É preciso sempre querer mais! E, para conseguir crescer, atualizar-se é o primeiro passo.

O mercado está cada vez mais exigente. Se antes ter uma graduação era sinônimo de sucesso, hoje é preciso bem mais do que isso. Atualmente, as empresas buscam profissionais que consigam ampliar os seus conhecimentos, melhorar os processos e sistemas pelos quais são responsáveis e, dessa maneira, contribuir para o sucesso e ampliação dos negócios.

No próprio dia a dia de trabalho, durante entrevistas, processos seletivos e dinâmicas de grupo, os profissionais atualizados se destacam entre os demais. Afinal, eles estão atentos e conscientes das necessidades do mercado atual, da situação econômica e política e das novidades da sua área de formação.

Conheça algumas dicas para se manter atualizado

1 – Use o jornalismo a seu favor
Em tempos de tantas informações, é preciso filtrar o que há de bom e relevante. Para isso, leia regularmente revistas sobre atualidades e também especializadas no seu tema de trabalho. Uma boa dica é ter no celular os aplicativos dos principais portais de notícias do país e, nos momentos de intervalo, dar uma checada nas principais manchetes.

2 – Procure novos cursos
Há muitos cursos disponíveis, então, não deixe de procurar um que agrade você e possa fazer a diferença na sua atuação no mercado. Procure as opções das universidades da rua região, institutos técnicos e também as opções online. O ensino a distância é uma modalidade que vem crescendo e ganhando credibilidade, e é uma ótima opção para quem mora em regiões com menos opções presenciais ou que quer ter a facilidade de estudar no conforto da sua própria casa. Coloque uma meta: pelo menos, um novo curso a cada ano!

3 – Eventos corporativos
Além de serem ótimos locais para promover o seu networking, os congressos, eventos e palestras são momentos de atualização profissional. Sempre é possível aprender alguma coisa nova e conhecer as novidades do mercado. Além disso, ser visto nesses ambientes mostra que você está interessado em novos conhecimentos e está por dentro dos acontecimentos da sua região.

4 – Participe de grupos temáticos
Participar de grupos temáticos da sua área é mais útil e interessante do que você pode imaginar. Pode ser através das redes sociais, sites especializados, fóruns online ou encontros presenciais em associações ou universidades. Nestes grupos, costumam ser discutidos os temas de relevância da área e as últimas notícias relacionadas. É uma maneira perfeita de conhecer novas pessoas e estar sempre por dentro das novidades.

5 – Procure um coach profissional
“Onde estou e para onde quero ir?” Se você não sabe responder a essa pergunta, procure um coach profissional. Ele é capacitado para ajudar as pessoas a perceberem seu status profissional, compreenderem quais são seus objetivos e pretensões e também a descobrirem quais são as formas e caminhos que devem ser trilhados para se chegar até o objetivo final. O coach é o profissional que pode fazer toda a diferença na sua carreira, te oferecendo a motivação e reflexão que está faltando para seu crescimento profissional. 

Cursos Gratuitos

Existe alguns cursos, até de forma gratuitas, que são disponibilizados por entidades de nome e que são disponibilizados para você fazer.

Um dos casos é da Fundação Bradesco que mantém vários cursos e nas diversas áreas. Você pode cadastrar-se e iniciar imediatamente, e no final será emitido um certificado digital com comprovação de horas que você poderá utilizar no mercado de trabalho.

O site para matricular nos cursos GRÁTIS é FUNDAÇÃO BRADESCO.

Fonte: CoachingSP

Postar um comentário

0 Comentários