1° de Abril - Dia da Mentira


Primeiro de abril é conhecido  como o "Dia da mentira". Dia de fazer brincadeiras com colegas e amigos. Dia de passar trotes. É o dia em que até mesmo pessoas ditas sérias se dão ao prazer de armar pequenas ciladas para expor ao ridículo os seus amigos. 

O que se pretende é dar boas risadas às custas dos outros. O que não nos damos conta, quando agimos desta forma leviana, é que podemos provocar problemas para alguém.

Quantas pessoas estão atravessando sérias dificuldades financeiras, lutando para pagar suas dívidas, outras com problemas emocionais e são surpreendidas por um telefonema com a notícia de que devem comparecer a tal empresa para uma entrevista. Esperançosos, os desempregados se dirigem para o local citado. Para descobrirem que perderam tempo e o dinheiro da passagem.

Brincar com sentimentos e situações de pessoas, muitas vezes, em desespero e nem mesmo medimos as conseqüências que podem  causar no final. Não se brinca com sentimentos, apreensões, ansiedades. O envolvido pode não resistir ou lhe podemos provocar séria lesão física ou moral.

Preocupemo-nos pelo bem estar do nosso amigo, colega, irmão. Não lhe aumentemos a carga de dificuldades, que já são tão pesadas. Usemos a nossa palavra para divulgar as coisas boas, alegres, que orientam e felicitam. Não busquemos alegrias passageiras, risadas bobas em troca da paz, da tranqüilidade e da harmonia de outras pessoas, mesmo que sejam aquelas da nossa mesma idade, do mesmo rol de interesses.

Há tantas formas sadias de promover alegria, sem se servir de tolices, trotes e brincadeiras de mau gosto.

Postar um comentário

0 Comentários