Os estudiosos consideram apenas um “mito” aquilo que o texto narrado no livro apócrifos de I Enoque 6:16, afirmam como verdade. Mesmo assim, com o devido cuidado, é possível aprender aquilo que os doutores e mestres de teologia tentam esconder de seus alunos e principalmente dos membros comuns da Igreja.
"Ao “descerem” a terra, os anjos apresentaram aos seres humanos a arte da metalurgia e da confecção de armas. Eles ensinaram às mulheres a arte de ornamentar-se (maquiagem, etc.), sobre a arte de adivinhação, magia, encantamentos, astrologia e cultivo de raízes (8,1-3).
Além disso, possuíram as mulheres sexualmente e profanaram-se com elas, cuja união gerou filhos gigantes, seres híbridos, violentos, que consumiram todas as provisões de alimentos dos seres humanos. E quando as pessoas nada mais tinham para oferecer-lhes, os gigantes se voltaram contra elas e começaram a devorá-las. O derramamento de sangue poluiu toda a terra e a humanidade clamou a Deus.
Ao ver o caos instaurado sobre a terra, os anjos Miguel, Sariel, Rafael e Gabriel, que estavam no céu, intercederam ao Altíssimo a favor da humanidade (Cap. 9). Em resposta à solicitação dos anjos, Deus envia o anjo Sariel para alertar Noé do iminente julgamento que viria sobre o mundo.
Na seqüência, Deus envia Rafael para prender Azazel nas profundezas do deserto e que lá permanecesse até o julgamento final. Então Deus envia Gabriel a fim de destruir, sem misericórdia, os gigantes (10,4-12).
E a Miguel, Deus ordena que prenda Shemihazah e seus comparsas angelicais e os encarcere por sete gerações nos vales profundos da terra, até o dia do julgamento, o dia do juízo final, quando finalmente serão lançados no fogo eterno. E então florescerá a justiça e a paz entre os justos da terra (10,16-11,2)." - file:///C:/Users/ARodrigues/Downloads/5846-18890-1-PB%20(5).pdf
0 Comentários