![]() |
Pr Davi Góes do Ministério Canaã da Água Fria, prega com a igreja sem membros no dia 22/03/2020, durante a pandemia. |
Um Pastor de um pequeno vilarejo, chegou à igreja animado e motivado para realizar mais um culto de noite, a hora passava e o povo não chegava. Depois de 15 minutos de atraso entraram três crianças, depois de 20 minutos entraram dois jovens, então o Pastor resolveu começar o culto com os cinco irmãos. No decorrer do culto entrou um casal, que sentou nos últimos acentos da igreja. Quando o Pastor fazia a leitura da Bíblia para a pregação da noite entrou mais um senhor meio sujo, com uma corda na mão.
Mesmo desapontado sem entender o porquê do fracasso do povo, o Pastor conduziu o culto animado e pregou com dedicação e zelo.
Quando voltava para casa, ele foi assaltado e espancado por dois ladrões que levaram a sua pasta onde havia sua Bíblia e outros pertences de valor da tesouraria da igreja.
Enquanto sua esposa fazia os curativos das feridas em casa, ele descreveu aquele dia como:
– O dia mais triste da sua vida.
– O dia maior fracasso do seu ministério.
– O dia mais infrutífero da sua carreira pastoral.
Tudo o que Deus faz é perfeito e mesmo não entendendo precisamos colocar nossa vida nas mãos do Senhor. Cinco anos depois daquilo que havia acontecido, o Pastor resolve compartilhar essa história com a igreja. A igreja escuta atenciosamente a exposição da história.
Quando ele terminou de contar a história, um casal de grande referência naquela congregação pede a palavra ao Pastor e diz:
“Pastor aquele casal da história, que sentaram no fundo, era eu e minha esposa. Estávamos à beira do divórcio, em função de vários problemas e desentendimentos que haviam no nosso lar, naquela noite decidimos por fim ao nosso casamento, mas primeiro decidimos entrar em uma igreja e deixarmos lá as nossas alianças e depois cada um seguir o seu caminho, mas desistimos do divórcio depois que ouvimos a pregação do Pastor naquela noite, hoje estamos aqui com o lar e a família restaurada."
Enquanto o casal falava, um dos empresários mais bem sucedidos da localidade, que ajudava no sustento daquela igreja, acenava pedindo oportunidade para falar e disse:
“Pastor eu sou aquele senhor que entrou meio sujo com uma corda na mão. Eu estava à beira da falência, perdido nas drogas, minha esposa e meus filhos tinham ido embora de casa por conta das minhas agressões. Naquela noite eu tentei o suicídio, só que a corda arrebentou, quando ia comprar uma outra corda, vi a igreja aberta, decidi entrar mesmo sujo com a corda na mão. Naquela noite a mensagem perfurou meu coração e saí daqui com ânimo para viver, hoje estou livre das drogas, minha família voltou para casa e me tornei o maior empresário do local."
Lá na porta da entrada, o diácono que fazia o protocolo como porteiro do dia, gritou:
“Pastor eu fui um daqueles ladrões que assaltaram o senhor, o outro morreu naquela mesma noite quando realizávamos o segundo assalto do dia. Na sua pasta tinha uma Bíblia, eu passei a ler quando acordava pela manhã, depois resolvi entrar nessa igreja."
O pastor ficou em choque e começou a chorar junto com a congregação, afinal aquela noite que ele considerava como uma noite de fracasso, foi uma noite muito produtiva e abençoada… O culto havia sido feito para Deus.
Lições da História
1 – Exerça o teu chamado com dedicação e zelo, independente do número de participantes.
2 – Dê o seu melhor todos os dias, pois cada dia és um instrumento para a vida de alguém.
3 – Nos dias mais ruins da sua vida você ainda pode ser bênção na vida de alguém.
4 – O dia que você considera como o dia mais infrutífero da sua vida na terra, na verdade é o dia mais produtivo no mundo espiritual.
5 – Deus usa as circunstâncias ruins da vida para produzir grandes vitórias.
6 – Nunca diga: hoje Deus não fez nada, só pelo fato dos seus olhos não verem nada.
Essa história, pode ser apenas uma ilustração mais preciso lembrar que na vida pastoral, muitos pregadores sentem-se fracassados e com muita dor no coração em
suas igrejas porque passam por essa situação da igreja estar com seus
bancos vazio e por consequência desistem de seu ministério. Jesus chama a
atenção dos ministros da palavra (Lucas 9:52) a não se deixar levar
pelos sofrimentos a ponto de desistirem do chamado. Mas a esses fica o conselho, pense; "Será que isso é descuido e despreparo seu, ou você está fazendo o seu melhor porém Deus tem um propósito para o que está acontecendo."
Se tem poucos ouvintes, não se preocupe, faça sua parte da melhor e mais aguerrida forma. A igreja não é sua e sim de Deus.
(autor desconhecido)