Como reconhecer uma seita...?

Uma seita representa uma divisão na igreja, geralmente causada pelo ensino de uma heresia.

Há alguns princípios que podemos observar para reconhecer uma seita. Existem pelo menos cinco marcas compartilhadas entre elas:

1- Possuem outra autoridade além da Bíblia

Algumas seitas escreveram seus próprios livros; outras acreditam em supostas revelações diretas vindas de Deus; Surgem novas revelações fornecidas através de anjos ou pelo próprio Jesus que passam a ser doutrina daquele grupo. Pregam a Bíblia mais sua autoridade é inferior e às revelações proféticas recebida no grupo tem mais valor.

-A Igreja Adventista da Promessa prega e ensina que através dos dons Deus entrega profecias, mas essas profecias nunca irão contradizer a Bíblia ou criar novas doutrinas. Nós reconhecemos a Bíblia como única fonte de conhecimento revelado sobre Deus.

2- Desvalorizar a figura de Cristo

Até exaltam Jesus Cristo mas não o veem como 100% Deus e 100% Homem, nem como o único Salvador da humanidade. Reduzem Jesus a um anjo ou a um espírito aprimorado, semelhante a outros líderes religiosos como Buda ou Maomé.

-Jesus é Deus e veio na forma humana para nos resgatar e hoje está a direita de Deus pai.

3-Pregam a salvação através das obras

E chegam a dizer que se realizar o bem ao próximo através de esmolas... podem alcançar a salvação, com isso afirma que pode acumular méritos e obter o perdão divino.

-Neste aspecto, divergem drasticamente do ensino bíblico sobre a salvação que é através da fé em Cristo Jesus pelo sacrifício que Ele realizou por nós na cruz.

4-Possuem uma visão excludente e legalista sobre a salvação

Ensinam que apenas os integrantes da sua comunidade religiosa podem ser salvos. Reconhecem que a salvação está disponível para todos que se arrependam de seus pecados e acreditem em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador, porém somente os que seguem aquele grupo.

-A bíblia nos ensina que para ser salvo precisamos aceitar a Cristo, arrepender dos erros cometidos e seremos salvos. 

5-Ensinam que são os salvos dos tempos atuais

Afirmam que receberam algum tipo de revelação e que eles são um grupo preservado por Deus, e que próximo ao fim do mundo seria revelado somente a eles.

Tiago afirma que devemos nos esforçar para conquistar aqueles que se afastaram da verdade (Tiago 5.19-20). No entanto, para tal, é necessário que tenhamos um conhecimento da nossa Bíblia e das doutrinas fundamentais sobre Cristo.

Isso pede uma vida de oração, em comunhão com Cristo, estudo das escrituras, para que possamos receber dele a direção correta para a nossa caminhada.

Fala do Presidente da Convenção Geral das IAP

Falando sobre esse tema o Pastor Adelmilson Júlio Pereira, presidente da Convenção Geral das Igrejas Adventista da Promessa, junto com o Pastor Rivaldo Correia falam sobre o tema. Assista ao vídeo abaixo.



Postar um comentário

0 Comentários