Na história do povo de Deus, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, o avivamento foi o instrumento do qual o Senhor se utilizou para despertar seu povo. Quando usamos o termo avivamento estamos fazendo uma referência a Deus derramando o Espírito para renovar, despertar e abençoar o seu povo.
No Antigo Testamento, temos o Espírito sendo derramado de maneira poderosa na época de Moisés, dos juízes, durante o período da monarquia e, também, quando o povo voltou do cativeiro da Babilônia. Foram tempos de muita renovação, contrição e volta a Deus!
O que aconteceu no Antigo Testamento também foi visto de maneira ainda mais extraordinária no Novo Testamento. Inaugurando estes derramamentos do Espírito, temos o relato do Pentecostes. Ali aconteceu algo original e irrepetível. O Espírito Santo veio para ficar para sempre com os cristãos.
Depois do Pentecostes, novas ondas de derramamento do Espírito foram vistas em Samaria, por meio do ministério de Felipe. Em Antioquia da Síria, por meio do ministério de cristãos anônimos. Em Éfeso, por meio do ministério do apóstolo Paulo. Enfim, a igreja sempre contou com o poder de Deus!
Mas, não foi somente durante o período coberto pela história bíblica que o Senhor usou do expediente do avivamento. Ao longo da história da igreja, em diversas ocasiões, ele avivou seu povo! Na época da Reforma Protestante, por exemplo, aconteceu uma das maiores redescobertas do evangelho que só pode ser entendida como um genuíno avivamento.
Anos mais tarde, tivemos os Grandes Avivamentos, o movimento pietista, o movimento puritano, os moravianos, o avivamento inglês, enfim, tivemos várias pessoas sendo usadas por Deus para liderar períodos de grande busca de poder e santidade com inúmeras conversões acontecendo!
Estes derramamentos continuaram acontecendo no século XX, conhecido como o “Século do Espírito Santo”. No País de Gales, China, África, Inglaterra, Estados Unidos, Chile, Brasil, dentre outros, o mover de Deus foi visto. Foi um tempo de grande mover espiritual.
E foi no século XX, especificamente em 1932, que o Espírito foi derramado abundantemente sobre a vida de um homem, um alagoano, cristão de coração faminto e profunda dedicação. A partir desta obra na vida dele, surge a Igreja Adventista da Promessa. Estamos falando de João Augusto da Silveira.
Desde que foi convencido pela Escritura sobre o batismo no Espírito Santo, o pastor João Augusto da Silveira se pôs a buscar esta dádiva com afinco até que, em 24 de janeiro de 1932, em um domingo à tarde, a recebeu! Depois de viver esta experiência disse: “Se eu pregava a necessidade do batismo no Espírito Santo, sem ainda o ter recebido, com maior convicção o farei doravante”.
Ele cumpriu o que disse. Depois de vivenciar a experiência do batismo no Espírito Santo, o pastor João Augusto começou a compartilhá-la com outras pessoas. Em pouco tempo, muita gente creu e também recebeu a promessa. Dezenas foram batizadas no Espírito Santo em Pernambuco e diversas outras se converteram a Cristo por meio desta pregação inflamada do evangelho.
Mesmo sem uma denominação oficial, sessenta e duas pessoas foram batizadas no Espírito Santo e trinta e oito batizadas nas águas, frutos deste despertamento no nordeste do Brasil, em 1932. Diversos chamados começaram a surgir de diferentes lugares do país, de pessoas que queriam passar pela mesma experiência do pastor João Augusto da Silveira.
Com o crescimento do número de pessoas que acreditavam na mensagem do batismo no Espírito, várias providências foram dadas visando à consolidação do trabalho. Apesar de nunca ter planejado fundar uma igreja, Deus usou o pastor João Augusto da Silveira para dar início à Igreja Adventista da Promessa que, em 2022, completará 90 anos de existência, contando com a mão poderosa de Deus e confiando em sua imensa graça.
Diante dessa importante data, apresentamos aos promessistas esta série de lições intitulada “Rota 32: o caminho do avivamento”, cuja proposta é apresentar o caminho do genuíno avivamento, passar pelos ensinamentos da Bíblia, avançar na história e chegar até nós, Adventistas da Promessa.
Oramos a Deus para que seja um tempo de estudo muito proveitoso e edificante para todo o povo de Deus. Oramos, também, para que Deus use cada professor na ministração destes estudos! Que cada um de nós seja incentivado por estas histórias de avivamentos!
Parabéns a todos os promessistas pelos 90 anos de história!
Pr Eleilton William de Souza Freitas
Fonte: Lições Bíblicas-Ed 338, 1º Trimestre de 2022, Igreja Adventista da Promessa


0 Comentários